28 de fevereiro de 2007

A Dialética da Estupidez

Arnaldo Jabor

Hoje o artigo vem quebrado, descozido, rascunhado, com vagos aforismos, pois realmente não tenho ânimo para raciocinar sobre uma crise que é gravíssima, mas ridícula. Estamos assistindo ao resultado de muitos anos de burrice, de arrogância, de falta de sensibilidade, de falta de estudo. Só me restam frases soltas, pensamentos esfiapados.
Mais uma derrota vergonhosa da velha esquerda. Que gente burra! A base de tudo é a burrice. A estupidez no poder da fascismo ou, então, neste "stalinismo sem resultados", neste "gramscianismo da lama". (...) Lula era um produto novo que foi envolvido numa embalagem velha. (...)
Só a psiquiatria ajuda a entender José Dirceu e seus sequazes. São neuróticos e psicóticos de quinta. O paranóico acha que ninguém tem razão: só ele. O psicopata não sabe que existe o outro. É um mundo sem contracampo. Os donos desse poder que se esfarinha achavam que nós - a sociedade - não existíamos. (...) Os esquerdistas típicos ignoram a vida real. Basta se achar "de esquerda". O petista típico acha que delicadeza e complexidade são coisas "de viado". (...) O petista de carteirinha pensa: "Eu sou melhor que estes pequenos burgueses caretas e alienados contra o "povo".
Usam esta palavra mágica abstrata ("povo) que não designa coisa alguma. "Elite" é outra palavra abstrata. Contrapõe-se a "povo". Que é elite? Elite é o PT. Só quem subiu na vida aqui foi o PT. O "povo" está caído na sarjeta, esperando o fome zero e a bolsa-família. Mas a "população" real já está sabendo a verdade sobre esses trapalhões do absoluto. Com internet e TV, não há um vendedor de Chicabon, um frentista, um maconheiro de esquina, um trombadinha que não esteja informado de todos os detalhes da sacanagem de seus colegas de colarinho.
O Ibope de Bob Jeff é igual a decisão da Copa. (...) A grande zona geral surgiu porque, para os petista no poder, os fins justificam os meios. Vale tudo: esconder a morte de Celso Daniel, mensalões, tudo, pela causa do "povo". Vale entregar 150 milhões de reais a uma agência de publicidade em Minas Gerais, para receber "rebates" ("kickbacks") para comprar burgueses pela causa do "povo" e também para embolsar um granão, que ninguém é de ferro. Antes, se achavam virgens no bordel; depois, viraram prostitutas "puras". (...)
O PT empalidece no resto de Genoino - não mais genuíno - o PT berra, desmente, chora, baba, mas continua achando que o "bem" são eles e que o mal somos nós. E culpam a "direita" ou o "imperialismo". Aliás, vão queimar o Delúbio para salvar o Genoino, que "esqueceu" que tinha feito um empréstimo... (...) Quem é de "esquerda"? O Mercadante? E o Marco Valério é de esquerda? Existe corrupção de esquerda e corrupção de direita?
Eu acho o Dirceu fascista, o Genoino de "direita", atrasado, eu acho Guschiken um Beriazinho com cara de Ho Chi Mih de araque. Eu acho o PT atual de "direita". Mas, o Bob Jeff "está" de esquerda - o nosso "Catão" do PTB faz mais pela ética política do que 25 anos de moralismo petista. (...) Não é justo dizer que o PT (ou o governo, sei lá...) não fez absolutamente nada nesses dois anos e meio. Ele trabalhou muito para o "futuro"; nós, caretas-pequenos-burgueses-alienados, é que não entendemos. O PT constrói para o "futuro" a utopia, uma ilha que eles inventaram para esconder a incompetência do presente. Eles têm fé no "processo histórico" e fé para eles é continuar errando contra todas as evidências. (...)
O PT acha que a democracia é um regime de direita inventado pelas elites burguesas para enganar o povo. O PT não foi eleito na democracia, esse regime burguês. Ele acha que "tomou o poder", o que significa encher o governo com 19 mil incompetentes em cargos técnicos e botar comunista no Instituto do Câncer ou na Embrapa para descobrir o tumor de esquerda e soja da direita. (...)
O PT (ou o governo, sei lá...) considera a administração pública um trabalho chatíssimo, alienado, desnecessário para os sonhadores do absoluto. O importante é o sonho... Administrar é coisa de burguês. (...) Os petistas (ou o governo, sei lá...) consideram que só os ignorantes e analfabetos possuem sabedoria. Quanto mais miserável, mais sabedoria. Quanto mais simplismo, mais objetividade. (...) O mais fascinante nisso tudo é constatarmos a estupidez teórica de tantos intelectuais marxistas desse país. Não conseguiram entender o processo de 90 para cá, nem no Brasil nem no mundo. Teceram toneladas de teorias sobre a importância da subida do PT ao poder, o "povo" com a bandeira do proletariado. Esqueceram da estrutura patrimonialista, oligárquica, corrupta e escravista de 400 anos e só pensaram na "justiça", em "luta de classes". Não viram o óbvio do país, porque o óbvio dá trabalho e não tem charme revolucionário, épico.
Teses e mais teses "profundas" desfizeram-se como biscoitos diante da dura verdade sociológica do PT e dos comunas velhos: primários despreparados, masoquistas, autistas. A utopia épica acabou como ópera bufa. Onde estão agora os intelectuais de "Praga"? Onde estão os cientistas políticos que desmaiavam diante da alegoria de Lula, com sua barba, seu torno mecânico e seu dedo decepado. Onde estão os gênios da dialética? Tudo quietinho, relendo Hegel. (...)
O PT tem atrapalhado o progresso do país há dez anos e meio. Durante oito anos, fez o que pôde para sabotar o mais moderno governo que tivemos, que nos trouxe conquistas como o Plano Real, a Lei de Responsabilidade Fiscal, etc...Se aliaram até com Maluf. E, ainda por cima, com a eleição de Lula, aprontaram essa zona geral, essa lama sistêmica. Receita: Rancor + inveja + ignorância. (...) Não adianta tentar explicar a loucura pela lógica. A loucura tem lógica própria, e o PT também. Aliás, dentro de uma perspectiva histórica, creio que este governo deveria... ah...ah... não... nem adianta gastar tempo e papel para refletir sobre essa chuva de babaquices... É ridículo demais... Chega de papo. Paro por aqui.


Arnaldo Jabor, publicado no jornal O SUL do dia 5 de julho de 2005, encarte Magazine, Colunas, página 12

Seja Um Idiota

Por: Arnaldo Jabor

A idiotice é vital para a felicidade.

Gente chata essa que quer ser séria, profunda e visceral sempre. Putz! A vida já é um caos, por que fazermos dela, ainda por cima, um tratado? Deixe a seriedade para as horas em que ela é inevitável: mortes, separações, dores e afins.

No dia-a-dia, pelo amor de Deus, seja idiota! Ria dos próprios defeitos. E de quem acha defeitos em você.

Ignore o que o boçal do seu chefe disse. Pense assim: quem tem que carregar aquela cara feia, todos os dias, inseparavelmente, é ele. Pobre dele.

Milhares de casamentos acabaram-se não pela falta de amor, dinheiro, sexo, sincronia, mas pela ausência de idiotice. Trate seu amor como seu melhor amigo, e pronto.

Quem disse que é bom dividirmos a vida com alguém que tem conselho pra tudo, soluções sensatas, mas não consegue rir quando tropeça? Hahahahahahahahaha!...

Alguém que sabe resolver uma crise familiar, mas não tem a menor idéia de como preencher as horas livres de um fim de semana? Quanto tempo faz que você não vai ao cinema? É bem comum gente que fica perdida quando se acabam os problemas. E daí, o
que elas farão se já não têm por que se desesperar? Desaprenderam a brincar. Eu não quero alguém assim comigo.
Você quer?
Espero que não.

Tudo que é mais difícil é mais gostoso, mas... a realidade já é dura; piora se for densa. Dura, densa, e bem ruim. Brincar é legal. Entendeu? Esqueça o que te falaram sobre ser adulto, tudo aquilo de não brincar com comida, não falar besteira, não ser imaturo, não chorar, não andar descalço, não tomar chuva. Pule corda! Adultos podem (e devem) contar piadas, passear no parque, rir alto e lamber a tampa do iogurte.

Ser adulto não é perder os prazeres da vida – e esse é o único “não” realmente aceitável. Teste a teoria. Uma semaninha, para começar.
Veja e sinta as coisas como se elas fossem o que realmente são passageiras. Acorde de manhã e decida entre duas coisas: ficar de mau humor e transmitir isso adiante ou sorrir...
Bom mesmo é ter problema na cabeça, sorriso na boca e paz no coração! Aliás, entregue os problemas nas mãos de Deus e que tal um cafezinho gostoso agora?

“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios.”
“Por isso cante, chore, dance e viva intensamente antes que a cortina se feche.”

Cheguei no pedaço

Depois de ver muita gente escrevendo sem maiores compromissos na web, tomei coragem e começo agora a colocar minhas singelas idéias para a posteridade (coisa maluca essa da Internet... que possibilita hoje você escrever algo que poderá ser lido daqui a um século, e tudo isso através de alguns clicks)